A Associação Cristã de Moços (ACM) é uma das mais respeitadas e tradicionais organizações cristãs do mundo. Fundada em 1844 por George Williams na cidade de Londres, a Young Men’s Christian Association (YMCA) iniciou como um referencial cristão em oposição à vida nas ruas – um fácil caminho muitas vezes tomado por jovens que chegavam à cidade inglesa procurando trabalho. Poucos, contudo, sabem que foi na ACM que esportes consagrados como o basquete, o vôlei e o futebol foram criados.
Sob a proposta de ensinar aos jovens os princípios cristãos, estudos bíblicos e uma vida saudável, a ACM disponibilizava bibliotecas, salas de leituras, aulas de línguas estrangeiras, aulas sobre a Bíblia e, como ficou conhecida, educação esportiva. Teve papel de auxílio durante guerras e crises em diversos países, inclusive o Brasil.
E foi na ACM de Springfield College (Estados Unidos) que o professor canadense James Naismith inventou em 1891 um novo esporte para ser praticado no inverno – o Basquete. O esporte seria jogado em um ambiente fechado, o que auxiliava os jovens que não podiam sair na rua para jogar Beisebol ou Futebol Americano. Em 1936 o esporte tornou-se modalidade olímpica.
Quatro anos depois da criação do basquete, em 1895, outro esporte foi criado em uma ACM : o vôlei. O diretor do departamento de educação física da ACM de Holyoke (Estados Unidos) criou um novo esporte com o objetivo de minimizar o contato físico entre adversários e, por conseguinte, lesões – os desportistas poderiam ter uma atividade de recreação com menos riscos. Em 1964, o vôlei tornou-se um esporte olímpico.
O futsal (futebol de salão), contudo, tem uma controvérsia sobre quando foi criado. Entretanto, as duas possibilidades envolvem a ACM. Na primeira hipótese, o futsal teria sido criado na ACM de São Paulo em 1940 por seus jovens frequentadores que, ao não encontrar campos para jogar, iniciaram a prática do futebol em quadras de basquete e hóquei. A segunda hipótese diz que o futsal foi criado na ACM de Montevidéu (Uruguai) pelo professor Juan Carlos Ceriani em 1931.
Até os tempos atuais, a ACM se destaca por seu incentivo os esportes. Mas desde o princípio, a Associação sempre teve como orientador os princípios da vida Cristã.
Fonte: Gospel+
Nenhum comentário:
Postar um comentário